Aluizio Neto

Fediverse Profile link: https://ursal.zone/@alontra

Hacker, músico e educador; Membro dos coletivos Áudio e Software Livre, BH Livre e Debian-MG; Colaborador do Centro de Estudos do Gesto Musical e Expressão da Escola de Música da UFMG; Sócio-fundador da Associação Cultural de Arte Sonora 44Perills de Barcelona; Pai da Maya.

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela UFMG (ênfase em Engenharia de Computação e Engenharia de Áudio), Mestrado em Computação Musical e do Som pela Universitat Pompeu Fabra de Barcelona e Doutorado em Música, na área de Música e Tecnologia, também pela UFMG. Atuou como docente no Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Sabará, na Faculdade de Educação e na Escola de Música da UFMG.

Accepted Talks:

Software livre: um caminho contra a plataformização da educação?

Nos últimos anos, presenciamos o avanço da adoção de soluções tecnológicas da Google e da Microsoft na educação pública brasileira. Esse fenômeno, definido como plataformização da educação, se torna mais intenso, a partir da pandemia Covid-19. A presente proposta de palestra tem como objetivos promover reflexões sobre a influência de acontecimentos que possibilitaram o adentramento das plataformas corporativas na educação e apontar caminhos, com olhar em especial para o software livre, que permitem diminuir o domínio dos monopólios digitais no setor educacional. Para isso, serão apresentados os impactos e as mudanças na legislação brasileira provocada pelas denúncias de Edward Snowden, sobre o programa de vigilância em massa desenvolvido pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos. Essas mudanças legais promoveram maior proteção à privacidade dos cidadãos brasileiros. Por outro lado, a crise financeira da educação pública, a mudança das diretrizes do governo nas questões ligadas à soberania digital e às políticas de apoio ao desenvolvimento local e também o abandono de diretrizes de uso de softwares livres no setor público contribuiram fortemente para o avanço da plataformização da educação - fenomêno que traz problemas e riscos para a educação pública. Como saída ao domínio tecnológico dos monopólios digitais, argumentamos a favor da adoção de softwares e plataformas livres na educação. Defendemos que o debate sobre plataformização da educação e sobre adoção de softwares livres esteja presente nas escolas e universidades brasileiras, em especial nos cursos de formação de professor. Como ação concreta, apresentaremos a Tabela periódica de recursos livres e abertos para educação - atividade desenvolvida com os alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UEMG. A palestra é direcionada para professores, estudantes, gestores educacionais e todos aqueles que possuam interesse no tema.

Produzindo podcasts com software livre na prática

Duração: 3 horas

Objetivo: Fornecer aos participantes experiência prática na produção de podcasts usando software livre e de código aberto.

Programação:

I. Introdução (15 minutos) • Apresentar o conceito de podcasts e sua popularidade crescente • Explicar os benefícios do uso de software livre e de código aberto para produção de podcasts

II. Gravação e Edição (1 hora) • Gravação de entrevistas com participantes do evento FLISOL BH 2024. • Demonstrar como gravar e editar áudio usando Audacity, uma estação de trabalho de áudio digital livre e de código aberto • Cobertura das técnicas básicas de edição, como cortar, copiar, paste e apagar segmentos de áudio • Mostrar como remover ruído, normalizar volume e aplicar efeitos para melhorar a qualidade do som

III. Adicionando Música e Efeitos Sonoros (30 minutos) • Introduzir os recursos de música e efeitos sonoros gratuitos, como Freesound e Incompetech • Demonstrar como importar e editar música e efeitos sonoros em Audacity • Discutir boas práticas para usar música e efeitos sonoros em podcasts sem prejudicar a qualidade do áudio

IV. Criando um Tema de Podcast (30 minutos) • Criação de um tema de podcast usando instrumentos e plugins livres • Demonstrar como criar uma introdução ou jingle simples usando Audacity e um teclado MIDI ou instrumento virtual

V. Publicação (30 minutos) • Publicando podcast em plataformas livres

VI. Conclusão (30 minutos) • Rever os principais pontos da oficina • Indicações de fontes e recursos para aprendizado adicional

Recursos necessários: é desejável que os participantes tragam seus celulares/smartphones ou gravadores de áudio para gravação de entrevistas, e computador pessoal para edição de áudio.

Performance Live Eletronics com Software Livre dos repositórios Debian

Propomos uma performance de música eletrônica ao vivo que utiliza softwares disponíveis nos repositórios oficiais do Debian. Os seguintes programas serão usados na performance:

Ardour - Um estúdio de áudio digital profissional (DAW) para gravar, editar e mixar áudio.
Hydrogen - Uma máquina de ritmo e sequenciador para criar padrões rítmicos e loopings.
FluidSynth - Um sintetizador de software que emula o som de síntese de sons analógicos clássicos.
Csound - Uma ferramenta de processamento de áudio poderosa que pode gerar uma ampla variedade de sons e efeitos.
Audacity - Um editor de áudio simples mas eficaz para gravação e pós-produção de áudio.
LMMS - Uma alternativa livre e de código aberto a populares DAWs como FL Studio ou Ableton Live.
ZynAddSubFX - Um plugin de instrumento virtual que simula o som de vários instrumentos, incluindo cordas, madeiras e percussão.
Guitarix - Uma plataforma de simulação de amplificação e efeitos de guitarra.

Os softwares mencionados acima serão usadas para criar e executar diversas composições musicais eletrônicas. A performance apresentará uma combinação de improvisação e material pré-composto, demonstrando as possibilidades criativas e versáteis dos softwares livres.