Cláudio Henrique Pessoa Brandão

Fediverse Profile link: https://fe.disroot.org/@craudio

github profile: https://github.com/craudiomilho

Cláudio Henrique Pessoa Brandão é educador, artista e historiador. Licenciado e bacharel em História (PUC Minas), Mestre em Educação Tecnológica (CEFET-MG), Aperfeiçoamento em Design Educacional (IFES). Teve experiências em diversos níveis e contextos educacionais: municipal, estadual e militar (ensino básico), federal (ensino técnico e superior), educação não-formal (museus e turismo educacional) e Educação a Distância. Tem como foco de pesquisa as relações entre história, ciência, arte e tecnologia. Desde 2009 desenvolve o teatro educativo “Galileu Galilei” junto ao Grupo Gaia de Astronomia e Astrofísica do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, tendo participado de diversos eventos científicos, como o “Encerramento da V Jornada de Astronomia” do GEDAI, grupo de astronomia do CEFET-MG. Atualmente, trabalha com Educação para o Patrimônio e Educação Ambiental na Arcadis, empresa holandesa de consultoria ambiental. Neste âmbito, também tem desenvolvido projetos que buscam articular arte e ciência. Produziu os videoclipes educativos “Caverna dos Sonhos Achados” e “Um futuro recomeçar”, atuando como coordenador pedagógico, técnico de gravação, cantor e compositor. Desde 2009 é vocalista da banda Escaravelho, tendo realizado diversos shows, além de participar da gravação do primeiro CD da banda, contemplado em 2010 pela Lei de incentivo Noemi Contijo, de Betim/MG. Mais recentemente, em 2021, realizou duas apresentações ao vivo com a banda, como parte do projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc. Paralelamente, desenvolve seu trabalho autoral, assumindo o nome artístico “Cráudio”. Busca como suporte técnico fundamental, e como escolha tecnopolítica, a utilização do Software Livre em todo processo de produção musical. Trabalha no seu atual projeto, “O Anti-intelectual”, que busca problematizar de forma satírica e performática o anti-intelectualismo contemporâneo. Recentemente estudou a dimensão teatral da vocalidade junto à importante artista e cantora italiana Francesca Della Mônica. É membro-fundador do coletivo Áudio e Software Livre, que desenvolve ações educativas e de divulgação do software livre para produção musical e de áudio.

Accepted Talks:

Expandindo o repertório musical: alternativas livres aos streamings de áudio proprietários

A palestra tem como objetivo apresentar alternativas livres de streamings de áudio em relação aos softwares proprietários comerciais mais conhecidos, como Spotfy, Deezer, entre outros. Além de apresentar os softwares em si (Funkwhale, Libre.fm, Internet Archive, etc), será problematizada a forma sobre como consumimos músicas atualmente por meio das grandes plataformas proprietárias. Escolher software livre para escutar música é compreendido por nós como um ato enriquecedor da fruição estética por meio do acesso à memória cultural e musical comumente invisibilizada pela obscura curadoria algorítmica das Big Techs.

Espaço "Caô-working": estúdio livre de experimentações audiovisuais e multimídia (Ed. Maletta/BH)

Essa lightning talk objetiva apresentar o “Espaço Caô-working”, que é um estúdio de experimentações audiovisuais e multimídia sediado no Ed. Maletta em BH. O estúdio é gerido pelo Coletivo Áudio e Software Livre e tem como proposta se fazer como um espaço aberto, inclusivo e diverso de troca de ideias e desenvolvimento de projetos que envolvam tecnologias livres e artes digitais em sentido amplo.

Produzindo podcasts com software livre na prática

Duração: 3 horas

Objetivo: Fornecer aos participantes experiência prática na produção de podcasts usando software livre e de código aberto.

Programação:

I. Introdução (15 minutos) • Apresentar o conceito de podcasts e sua popularidade crescente • Explicar os benefícios do uso de software livre e de código aberto para produção de podcasts

II. Gravação e Edição (1 hora) • Gravação de entrevistas com participantes do evento FLISOL BH 2024. • Demonstrar como gravar e editar áudio usando Audacity, uma estação de trabalho de áudio digital livre e de código aberto • Cobertura das técnicas básicas de edição, como cortar, copiar, paste e apagar segmentos de áudio • Mostrar como remover ruído, normalizar volume e aplicar efeitos para melhorar a qualidade do som

III. Adicionando Música e Efeitos Sonoros (30 minutos) • Introduzir os recursos de música e efeitos sonoros gratuitos, como Freesound e Incompetech • Demonstrar como importar e editar música e efeitos sonoros em Audacity • Discutir boas práticas para usar música e efeitos sonoros em podcasts sem prejudicar a qualidade do áudio

IV. Criando um Tema de Podcast (30 minutos) • Criação de um tema de podcast usando instrumentos e plugins livres • Demonstrar como criar uma introdução ou jingle simples usando Audacity e um teclado MIDI ou instrumento virtual

V. Publicação (30 minutos) • Publicando podcast em plataformas livres

VI. Conclusão (30 minutos) • Rever os principais pontos da oficina • Indicações de fontes e recursos para aprendizado adicional

Recursos necessários: é desejável que os participantes tragam seus celulares/smartphones ou gravadores de áudio para gravação de entrevistas, e computador pessoal para edição de áudio.

Performance Live Eletronics com Software Livre dos repositórios Debian

Propomos uma performance de música eletrônica ao vivo que utiliza softwares disponíveis nos repositórios oficiais do Debian. Os seguintes programas serão usados na performance:

Ardour - Um estúdio de áudio digital profissional (DAW) para gravar, editar e mixar áudio.
Hydrogen - Uma máquina de ritmo e sequenciador para criar padrões rítmicos e loopings.
FluidSynth - Um sintetizador de software que emula o som de síntese de sons analógicos clássicos.
Csound - Uma ferramenta de processamento de áudio poderosa que pode gerar uma ampla variedade de sons e efeitos.
Audacity - Um editor de áudio simples mas eficaz para gravação e pós-produção de áudio.
LMMS - Uma alternativa livre e de código aberto a populares DAWs como FL Studio ou Ableton Live.
ZynAddSubFX - Um plugin de instrumento virtual que simula o som de vários instrumentos, incluindo cordas, madeiras e percussão.
Guitarix - Uma plataforma de simulação de amplificação e efeitos de guitarra.

Os softwares mencionados acima serão usadas para criar e executar diversas composições musicais eletrônicas. A performance apresentará uma combinação de improvisação e material pré-composto, demonstrando as possibilidades criativas e versáteis dos softwares livres.